Agora é a vez da Saúde entrar na pauta dessa cabaça chamada Jpeg, não vou me ater a detalhes, para ter acesso a eles [cabe a cada um julgar...] acesse o Pedras Verdes [antes de qualquer especulação sou apenas leitor...]. Pra começar cheguei atrasado, o porque? Saiba na postagem anterior... No meu ponto de vista a XI Conferência Municipal de Saúde sediada no CRESSUP apesar dos altos e baixos que não foram poucos, foi válida, expus minha opinião sobre os dados que envolvem a Saúde, colocando que nem sempre representam fidedignamente a realidade. [ puts falei bonito...], aproveitei para inquerir o Secretário de Saúde de Pedreiras Ivaldo Lima sobre ações que promovam a segurança de quem faz caminhada na entrada da cidade [sugestão de uma leitora desse blog...] em meio ao vai e vem dos veículos, segundo mesmo, já estão sendo providenciados cones para a interdição de uma das vias e cartilhas com dicas e esclarecimentos sobre toda uma preparação para o exercício dessa prática que também é Saúde.
Na parte da manhã o Farmacêutico José Eudes do COSEMS mostrou ao meu ver, os contrastes existentes entre a Realidade Social e a Realidade Constitucional. Como sempre digo [ entenda quem quiser...], existe um SUS teórico [ Universal...] e o SUS Prático, bem representado por dados que visam muitas das vezes um reconhecimento externo, isso vale também pra Educação, penso que é momento, partindo da ótica nacional, de se focar na qualidade dos serviços de Saúde, aquela velha máxima, antes qualidade do que quantidade...
Como bem colocou o Sr. Eudes, a Saúde é um direito de todos e deve se provida pelo Estado estando aquele que dela necessita isento de qualquer taxa para ter acesso a ela.
Na parte da tarde [ cheguei atrasado de novo, assistindo o Clone....kkk] os participantes se dividiram em 3 Grupos com o objetivos de discutir e formular propostas que serão defendidas na Conferência Estadual Nacional de Saúde, logo em seguida foram lidas de forma audível todas as propostas formuladas, onde se discutiu e se modificou as que se apresentavam confusas e incoerentes.
Uma das propostas me intrigou, não por seu objetivo, sabia muito bem qual... No entanto, diante de todos discordei da colocação Humanização da Saúde... Entendo [ isso é mutável...] que toda e qualquer atividade realizada por seres humanos já é humanizada, caracterizada por este fato... A suposta Humanização não será adquirida creio eu, por meio de capacitações, envolve vários fatores desde remuneração a reconhecimento, como bons brasileiros sabemos que tanto a Saúde e a Educação bem como os profissionais nelas inseridos não são reconhecidos com tal importância. O dinheiro não paga o trabalho de um médico, de uma enfermeira, mas convenhamos, motiva. Em parte entendo que a Saúde deve ser vista com uma Empresa, bem atual é claro, onde o médico diga bom dia para os enfermeiros, onde um Oi! Tudo bem? Já fará bem para quem precisa desses serviços. Que cada peça fundamental nesse Sistema lindo entenda que quem dele precisa vai em busca de uma palavra de vida e não um sopro de morte. Achei "bacana" alguns dos conferencistas [muitos já tinham ido embora...] na ânsia de lanchar enfrentaram fila, uma realidade ainda presente nos Postos, Bancos... Não é mesmo? Enquanto isso a divulgação do resultado da eleição dos Delegados acontecia, os mesmos irão participar da Conferência Estadual, com a missão de defender as propostas criadas.
Sem mais detalhes, até a próxima.
Farmacêutico José Eudes do COSEMS.
Geogina- Enfermeira.
Edsonete- CCNP e MISCB propõe um a inclusão dentre as propostas de um Plano de Saneamento Básico.
Manoel Romão- Do Povoado Caiçara, um exemplo a ser seguido não é juventude?
Caro kim boa matéria,como o blog diz diferente dos outros igual a você.lindas fotos...valeu velho.
ResponderExcluirjpeg, a imagem desse idoso representa o tão sofrido povo brasileiro,que não perdeu a esperança de dias melhores. Tiro o chapéu pra ele, e pra nossa juventude que vergonha!
ResponderExcluirEssa conferência deu mesmo o que falar.arrocha!
ResponderExcluirEntendo que a conferência e um espaço onde as pessoas tem a oportunidade para concordar,ou discordar se o sistema esta falho temos uma parcela de culpa.
ResponderExcluir