quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Em entrevista Quim Buckland diz que "o efeito colateral da liberdade de expressão é que muita gente fala sem saber e fica por isso mesmo, isso é um grave erro..."

Quim Buckland, bem ou mal você já ouviu ou viu esse nome em algum lugar, o cara é acadêmico do curso de Geografia, foi coordenador da Hora do Planeta 2011, conhecido por seu trabalho com design,  poesias, e seu trabalho a frente do Blog Jpeg. Mais nem só de elogios vive o cara, recentemente teve que ouvir poucas e boas após a publicação no Pedras Verdes de uma arte onde a Igreja Matriz de São Benedito aparece pintada de vermelho. Quim ainda convive com a suspeita de ser ele o procurado Mr. Hell.
Em entrevista a Equipe Jpeg fez declarações não menos polêmicas, onde fala sobre a arte da igreja, a sua relação com o Pedras Verdes e os rumos do Blog Jpeg.
Para conferir a entrevista clique em "Leia mais".

Equipe Jpeg: E ai? Podemos te chamar de quê? Quim, Joaquim...?  
Quim Buckland: E ai! Tanto faz, desde que as pessoas saibam que se trata de um carinha com 1,55, isso é o que importa.

Equipe Jpeg: As críticas começam a surgir, como lidar com elas?
Quim Buckland: Primeiro acostume-se, quando se lida com mentes, pessoas, diferentes visões é um erro não aceitar criticas, quando me deparo com alguma, seja no Jpeg, seja em outros blogs como leitor, ou no Facebook, vou até  geladeira, e ali na frente do PC tomando suco de maracujá reflito, e me pergunto, há consistência na critica? Procuro não ser tão rápido ao escrever como quando falo, a crítica existe e é fundamental, no que escrevo, nas imagens que posto, tento ser bom, mas há sempre o que melhorar e estamos tentando fazer isso.


O Blog Jpeg é uma atitude ativista, tentamos fazer as coisas de uma forma diferenciada e tem atingido o proposito pela qual foi criado, devemos muito a nossa câmera amadora, aos nosso leitores que se sentem vontade pra chegar e conversar conosco de forma aberta e objetiva... Você acha que pra mim foi fácil ouvir criticas com relação a qualidade de alguns vídeos que postamos sobre as audiências da OGX em Pedreiras, não foi fácil, mas somos amadores, e até que um de nós fique rico, eles vão continuar assim, no entanto a critica foi válida, isso significa que quem critica o Jpeg sabe do que está falando, não está se aventurando, o efeito colateral da liberdade de expressão é que muita gente fala sem saber e fica por isso mesmo, isso é um grave erro...

Equipe Jpeg: Uma de suas artes tem causado muita polêmica pois apresenta a Igreja Matriz de São Benedito pintada de vermelho. Isso rendeu ao Blog Pedras Verdes uma extensa lista de cometários nos quais você segundo alguns que se intitulam representantes da própria igreja a classificaram como de mal gosto, ofensiva, diabólica e representando a igreja como maléfica a comunidade. Até que ponto essas afirmações são verdadeiras? Quando tudo isso começou e você se arrepende desse começo e desse fim?
Quim Buckland: O que eu ganharia atacando a igreja? Ela é milenar e eu só tenho 22 anos, acha que o povo vai dá mais crédito a quem? Há no Jpeg alguma pagina em que me dedico a atacá-la? A igreja é hoje mais tacada pelos atos daqueles que estão dentro dela do que os de fora... São verdadeiras na mente de cada um, cada um pode olhar para a imagem e pensar de varias formas, podem vê-la como algo diabólico, maléfico, degradante, o que vou fazer? Colocar uma corda no pescoço, isso é suicídio... Eu tenho muito o que fazer por aqui, pena que alguns "inimigos" também estejam na lista, é isso o que acontece quando se é mal interpretado. Pra mim já se foi o tempo em que a paz é branca e a mal negro, vermelho... O Cristianismo é para ser bem mais que isso, o templo, as regras litúrgicas são importantes, mais só tem sentido por causa do ser humano.
Há muitos por ai repetindo o erro de Pedro, que por causa da sua valentia cortou a orelha de um soldado, o que tem de Pedro armado com uma espada por ai não é brincadeira...



Equipe Jpeg: Você é o Mr. Hell do Pedras Verdes? Qual a sua relação com o Blog dele? Alias, acabam de postar lá que você anda pegando carona com o Pedras Verdes, isso confere?
Quim Buckland: Cara interessante, me fiz essa pergunta hoje logo que acordei e percebi que ainda estou vivo, cheguei a conclusão, não sou o Mr. Hell.
O Pedras Verdes é um blog e eu apenas um leitor, acho bacana os posts que o Mr. escreve, acho engraçado essa história de ver pessoas incomodadas sabe... Isso é cômico, cada uma puxando pra sua brasa... Você vê de forma mais explicita a hipocrisia... Entendo o fato dele não se identificar, por que acha que as pessoas querem saber quem ele é, para lhe parabenizar? Acredito, que não! 
Quando pessoas entram no Jpeg, elas sabem o que vão encontrar, qual a qualidade do conteúdo, elas voltam, Thomas Sousa do Pedreiras 2.0, esse foi o cara que deu o pontapé no Blogger por aqui, no entanto reconhecemos que o Pedras e o Blog do Elcinho com suas abordagens politicas deram nova visibilidade a essa fonte alternativa de informação.

Equipe Jpeg: Quais são os seus ideais e quais os ideias do Jpeg?
Quim Buckland: As vezes me vem tanta coisa na cabeça, ideias interessantes, outras totalmente descartáveis, e algumas outras passiveis de serem recicladas. Vou apostar nessas ideias. O Jpeg continuará sendo amado por uns, odiado por outros... Vamos manter o nosso cuidado, preservando nossa pagina, ser blogueiro é está numa berlinda, mil lindas palavras não terão o efeito de uma colocada no lugar errado, temos tido esse cuidado, não é fácil cuidar de uma pagina cujo o conteúdo se propõem a agradar a grande maioria, vamos na medida do possível investir em tecnologia, aprimorar o design do Blog.
Antes de falar a verdade é bom trocar o telhado... Abraços cambada.






17 comentários:

  1. Caro Quim! sabemos do seu caratér sua humildade, o problema esta e nas mentes poluida que ver o diabo em tudo, siga em frente com o seu trabalho e sua arte renderam bons frutos.

    ResponderExcluir
  2. Ser desconhecido valew, suas palavras nos estimam, nos alegram... Volte sempre, precisamos de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Você tá gostando não é seu Quim? Já está até dando entrevista, vejam só! Polemizar é a maneira dos que não tem talento buscarem a fama.E qual a maneira melhor de polemizar se não usando a religião? Você foi muito infeliz na sua "arte" quando colocou a Igreja Matriz pintada de vermelho acompanhando um texto intitulado: "FILHOS DE ELI E A MÁFIA DA FÉ".O que você achava que os outros pensariam? Que a Igreja estaria encharcada do sangue dos MAFIOSOS? Ou que isso não traria uma conotação negativa com relação a Igreja MÁFIA DA FÉ? Sugiro que você continue estudando geografia e deixe a "arte" de lado.

    ResponderExcluir
  4. Klev2009, até agora não entendi onde você quer chegar... mais continue, gosto de ver você PROBLEMATIZANDO a coisa, fica mais fácil fazer a RECONTEXTUALIZAÇÃO.

    Obrigado por ser tão útil à discussão do problema.

    ResponderExcluir
  5. O texto em questão é meu, preste atenção, BLOG PEDRAS VERDES.

    OBRIGADO PELA LINDA ARTE, A IGREJA, vista de outra perspectiva só a fortalece.

    Klev, faça uma crítica real e válida, que nem fez o PROFESSOR SÁVIO JOSÉ, faça diferente sei que você pode, fundamente-se, busque o seu demônio que tanto tu enxerga numa imagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Klev2009, você é um leitor interessante, admirável, pena que não conheça meu trabalho no Jpeg tão bem, isso fica evidente quando pergunta "E qual a maneira melhor de polemizar se não usando a religião?"
    Conviva comigo, converse comigo, dê uma passada em muitas postagens do Jpeg... Fama? Que ser inteligente vai buscar a fama nesse país atacando o cristianismo [e faço parte dele...] sendo este composto por uma maioria católica e evangélica? Eu sou feio mais não sou burro, quem sabe um dia crie um blog sobre o tema, não é o caso do Jpeg. Não perco meu tempo achando o que terceiros vão pensar, não vivemos numa ditadura onde você é obrigado a pensar como eu penso... Não tenho nada haver com o titulo a final não fui eu que bolei o texto.
    Grandes coisas dá uma entrevista para o Blog que eu mesmo comando, O Jpeg é um blog que se propõem a informar das mais diversas formas....E cabe e mim o autor da arte dar as minhas explicações, que podem ser aceitas ou não,e a mim cabe respeitar isso. Tenho amigos catolicos e não quero perdê-los por uma simples má interpretação alheia... Não subestime a Geografia, ela também é uma arte.

    ResponderExcluir
  7. Ei Quim vai ver esse klev2009, usa a religião pra se beneficiar,ou ele ta querendo pegar carona no jpeg e no pedras verde,Esturra leão!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gente esse klev2009, é um rato de igreja quanta maldade numa cor.A arte e linda da mais uma olhada!!

    ResponderExcluir
  9. Esse tal quim é um grande dum hipócrita. diz q nao ataca religiao mas já vi várias postagens dele em redes sociais fazendo isso. diz q nao busca fama, mas demonstra o contrário. diz q aceita criticas mas quando elas aparecem desce o nivel. e o pior, muitas vezes é focado na ironia, uma das principais caracteristicas do covarde.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz por ver que pessoas entram no Jpeg, podem discordar do que é colocado aqui, isso é democracia... Vida longa a ela!

    ResponderExcluir
  11. hhahahaha... Joaquim quem ñ t conhece q t compra

    ResponderExcluir
  12. Que rapaz? Sou multifuncional, cama mesa e banho... Procuro ser um cara melhor não pelo bem que faço, mas pelo mal que deixo de fazer...
    Abraços... Ótimos comentários..!

    ResponderExcluir
  13. Ei galera.. o Quim e do bem quem o conhece sabe.

    ResponderExcluir
  14. Esse é meu mano, sempre perspicaz em suas colocações, fico feliz em ser uma das pessoas que mais te entende e sou a prova viva de que esse rapazinho sabe lidar com diferenças, prova disso é a nossa relação de primos, divergimos muitos sobre os mais variados assuntos, músicas, religião, futebol (ele é flamenguista, fazer o que?) e muitas outras coisas...mas não lembro de uma só conversa chata ou com os ânimos exaltados entre nós dois e olha que sou um cara bem inflexível. Há sempre quem critique e fico feliz por isso, pois sei que isso o inspira e o torna cada dia mais consciente dos seus propósitos e das boas mudanças de pensamento que pode fazer nas pessoas.

    ResponderExcluir
  15. O que é um "rato de Igreja"? Se é aquele que frequenta a Igreja, então assumo ser um deles.Algum mal nisso? Caro anônimo não vou levar isso como desaforo.

    ResponderExcluir
  16. Caro Klev2009 è sinal que a igreja tem muitos ratos igual a voçê rsrsrs.

    ResponderExcluir
  17. A Igreja precisa das pessoas... Elas são a igreja! Bom dia aos coments!

    ResponderExcluir

Confira alguns dos nossos vídeos publicitários!