"A Crueldade está no Âmago da natureza humana [alguém duvida?], basta saber como estimulá-la, as massas tem uma inteligência modesta, a propaganda deve apresentar pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente, é mais fácil envolver o povo numa grande mentira do que numa pequena." (Adolf Hitler).
Olá caro leitor! Desculpe-me por citá-lo, aliás, não concordo com as atitudes de Hitler, atitudes que resultaram o holocausto, mais sou obrigado a concordar com o que escreveu em seu livro Mein Kampf ( Minha Luta ), se não conhecesse a história do cabra diria até que ele era funcionário da Globo ou dono de alguma marca famosa.
Você acredita em mídia imparcial? Acredita? Se sim, você foi citado pelo ditador em sua frase, ou seja, você faz parte da massa. Ai vão alguns exemplos:
Todo mudo acha bonito, até eu, a Campanha Criança Esperança, o que eu não sabia é que a Globo deixa de pagar alguns impostos ao Estado com o movimento, caso haja algum tipo de irregularidade com o Criança a Globo vai noticiá-la no primeiro bloco do JN? Certamente a Record sim... Há sempre interesses por trás de toda informação, a Glogo, a Record, SBT, a TV Cidade, a Rio Flores, o Blog Jpeg, o Pedras Verdes, os livros... Informam o que lhes convém.
"O Prefeito vai fechar o Hospital" foi a noticia da semana na TV Rio Flores [espinhos nos pés do Gestor...], rendeu coletivas; seria interessante, relevante e imparcial se a mesma não fosse mentira e se essa não fosse a TV do Raimundo Louro, candidato a prefeito duas vezes barrado pela vontade popular, o Blog Jpeg estava na XI Conferência de Saúde, não se cogitou fechar o hospital que também recebe verbas públicas, apenas a necessidade de fiscalização com o mesmo rigor exercido pelo Conselho Municipal de Saúde aos hospitais sob o comando do poder público municipal.
Cito a TV Rio Flores [ todas seguem a mesma lógica...] como exemplo por ver que a mesma é a que mais se destaca na parcialidade dos seus informes, existem problemas a serem resolvidos e explicações a serem dadas pela Prefeitura, sim, e muitas, mais um pouco de imparcialidade até diminuiria a fama de perseguidor do seu proprietário. Amplificando novamente o assunto, esses episódios que acontecem tanto a nível de Brasil como de Pedreiras me lembram a clássica frase "uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade." de Joseph Goebbels um dos braços [ acho que ele não se contentou só com isso...] fortes de Hitler.
E os Jornalistas? Em pedreiras só conheço um, nesse contexto capitalista o velho bom diploma e a ética na informação ficam em segundo plano, a final ninguém compra um carro novo com diploma... Qual o futuro do Jornalismo nesse país? Daqui a 10 anos quando fizer parte dele talvez ainda não saiba. Há muito mais por trás das câmeras, das páginas, do que se imagina, inclusive as virtuais.
Há um pouco de bom em cada lugar, nunca acate um informe como a palavra final, pesquise, veja opiniões [Eu disse Veja? Esqueça...], a capa precisa ser bem mais que super interessante, precisa ter coerência, dados precisos, parcial todos serão.
Não existe mídia imparcial, ela pode sim, tentar ser o menos parcial possível, por isso nunca espere que a Globo convide um psicologo para falar dos efeitos dos filmes de violência e das novelas super sexuais que a mesma exibe, nunca espere que a Canção Nova mostre em primeira mão o retrato de um padre pedófilo, nem tão pouco a Record o que é feito do montante entregue nos postos da Rede Universal do Reino de Deus [ tem o Silas também...], ainda existe uma ditadura, mascarada na falsa ideia de que hoje se pode falar tudo, lembre-se, o Estado tem o maior poder sobre as Mídias, seus próprios canais inclusive. A dica maior é Ler, pois só a leitura informa, forma e transforma. Fica a dica!
Tirando a citação do Hitler, concordo com tudo que vc falou Quim, por mais sutil que seja, os veículos midiaticos sempre demonstraram seu ponto de vista, o que nos resta é ter senso crítico e conseguir julgar as questões
ResponderExcluirÉ meu caro Quim,pura política,A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Por isso até os políticos devem achar um rastafari. Bob Marley foi um gênio ao falar isso.
ResponderExcluirA propaganda, que possui o seu veiculo na mídia, sempre foi dessa forma. Informa o que lhe convém, tanto para um partido, quanto para outro, seja capitalista, seja socialista, seja qual for sua doutrina. O que nos resta é termos cuidado com o que ouvimos, lemos, e principalmente com aquilo que dizemos, que pra maioria das pessoas, se traduz numa repetição de mentiras. É preciso antes de acreditarmos nesses "gurus", sermos nosssos próprios Gurus, buscarmos nossa verdade, mas para isso é necessário acima de tudo coragem e muita disciplina, para não cairmos nas falsas ilusões, e assim sairmos da escura caverna da ignorância.
ResponderExcluir