Não foi para falar água e sim de água (a falta dela) que nesta manhã de sexta- feira, 09 de Dezembro, o atual responsável pela gerência da CAEMA (Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão) em Pedreiras foi sabatinado não apenas por populares, mas também por uma parte dos vereadores presentes na Câmara Municipal de Vereadores.
É o seguinte, a água que deveria ser a solução dos nossos problemas básicos tem se tornado o nosso maior e mais duradouro problema, graças a uma companhia centralizada em São Luis, sob o comando de pessoas que não conhecem a realidade muitas famílias carecidas como bem falou a Dona Irismar Frota, moradora da Travessa José de Freitas no Engenho. Para quem não sabe (olha que existe) todas as verbas arrecadas são destinadas a ilha do amor e das revoltas, nada fica aqui, mas voltando à sala da justiça... Muitas foram às indagações feitas, algumas relacionadas às manobras de abastecimento que segundo o gerente serão novamente analisadas, o mesmo frisou a importância de um poder político junto ao governo do Estado e a CAEMA para tentar direcionar verbas para a melhoria na captação, abastecimento e consequentemente o atendimento, fiquei com a seguinte duvida diante dessa colocação, para que serve o Povo? Apenas para votar, só pode, centenas de vozes reclamam por falta de água e o cara vem dizer que eles precisam implorar para alguém ir a São Luis brigar por eles, alguns vivem tanto lá que desconhecem a falta d’água, é o velho Brasil de burocracias onde o povo não representa a si mesmo. As explicações dadas por ele são tão velhas quanto o problema, não interessa saber se a culpa é da parte alta, da parte baixa, da CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), precisa-se urgentemente de soluções, dá até para entender o porquê da adiada inauguração da central de abastecimento de Trizidela do Vale, já pensou, no dia da inauguração, sem água, seria o máximo... O funcionamento dessa central segundo Wallace, irá minimizar, olha bem hein, minimizar os problemas relacionado à água na vizinha Pedreiras.
Na verdade, uma das coisas que mais me surpreenderam foi ver que o vereador Magnos Branquinho parece conhecer a realidade vivida pelos moradores do conhecido Morro do Calango bem mais do que Cearense que mora praticamente ali, alias, Cearense, Davi Leite e outro que nem sei o nome foram os únicos permaneceram calados, será que são parentes da Mulher Invisível? Tipo, você não ouve nem vê, mais sabe que estão ali. Não falta apenas água, faltam explicações diante de uma problemática que segundo o Vereador Otacílio Fernandes, já é comum, temo, contudo, que esse comum vire normal. Essa situação já passou do limite a tempos, o povo não quer se eximir de pagar o boleto, quer apenas pagar quando estiver usando.
Nossa dica a você leitor consumidor, caso o abastecimento de água na sua residência não se dê de forma sistematizada, tipo, 1 dia e 10 não, procure a CAEMA, o Ministério Público, a imprensa, participe de encontros que discutam o assunto, deixe sua opinião sobre o mesmo, use-a de forma responsável, a CAEMA recebe para tratá-la e torná-la mais facilmente acessível a todos, por isso cobre.
O que nos resta assim é aguarda com uma gota de Esperança que assim como a água a solução não desça pelo ralo.
Meu povo não podemos ficar de braços cruzados vendo tantas injustiças acontecer, revindicar é preciso.valeu garoto boa matéria.
ResponderExcluir