quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um projeto antipirataria ou uma ameaça a liberdade de expressão na Web?

Olá caro leitor, tudo bem por ai? Me permita ser bem direto, como você anda aproveitando a sua liberdade de expressão, nesse caso na Rede?
Foi isso que me perguntei ao ver esse vídeo sobre o dito cujo, Protect IP, voltamos logo em seguida.



Parece teoria da conspiração não é mesmo? Mas pelo visto não... Sei que essa é uma boa sugestão de pauta para o Pedreiras 2.0, mas vou da a cara tapa. De fato, a Rede como o próprio nome sugere é um ambiente sem fronteiras, tudo está interligado, o áudio visual andam de mãos, tirando cada vez mais pessoas da frente da TV e "colocando-as" na frente do PC. Por exemplo,  para uma Empresa, não basta apenas pagar milhares por um pedaço de tempo na grade de um canal como a Globo, é preciso ter seu espaço dentro do mundo virtual, onde as pessoas não são virtuais, eles querem coisas reais, estarem mais próximas daquilo que desejam. E o que dizer das Redes Sociais? Esse próprio conceito está apagado, até parece que o termo Faceboock a antecedeu, ali os usuários postam fotos, organizam protestos, fazem humor, mobilizam, temos um bom exemplo em Pedreiras, o caso Enigma, que mobilizou cetenas de pessoas em torno de uma premiação. Ligar um computador estando esse conectado, é entrar em um mundo paralelo, onde literalmente se pode tudo, e ai está o perigo, o que é verdadeiro e o que é falso?

Ai vai uma dica para se analisar o grau educacional dos usuários brasileiros, abrir o Face, os indicies não serão tão otimistas como o que nos são passados pelas garotas propagandas do governo (de preferência negra para dizer que não somos preconceituosos), quanta bobagem, é pornografia, uma cambada que vivi criticando os BBB's, mas não param de falar neles, que tal colocar informações de interesse público, tipo a cor de sua calcinha (ou cueca, essa muiiito menos), a marca do seu creme dental não se encaixam nisso. Ter recebido a informação de que (já era previsto) o Facebook é a maior rede social no Brasil realmente me deixou triste, isso explica a forma como ele vem  sendo mal utilizado . Mas isso justifica o que propõem o Protect IP, a liberdade deve ter limite? Alias, limite e liberdade não seriam uma contradição?

Cabe lembrar que a apesar da Lei valer para o território americano, a mesma afetará de alguma forma a todos, pois importantes sites usados diariamente estão hospedados em servidores do país e estão sob sua legal jurisdição, o Twitter, Facebook e o You Tube por exemplo.

Hoje diversos sites, alguns mostrados abaixo, aderiram a uma campanha SOPA Blackout Brasil, cujo "ideal é que o site fique fora do ar por 12h (de 8h as 20h), para que as pessoas sintam realmente como seria terrível deixar de ter acesso ao site caso ele seja bloqueado pelo SOPA. O período de tempo e o fato de ficar totalmente fora do ar fica a critério de cada um."



E ai usuário, o que acha de tudo isso? Deixamos a base para uma reflexão, confira as imagens e não se esqueça, deixe a sua opinião clicando em "Na minha opinião".


Um comentário:

  1. Caraca, me lembra "fortaleza digita" de Dan Brown, só que isso é muito mais brutal...haha

    ResponderExcluir

Confira alguns dos nossos vídeos publicitários!